domingo, 24 de outubro de 2010

Papo de Boteco - Ai, Ai, Ai


Vanessa da Mata - Ai Ai Ai
http://www.youtube.com/watch?v=e_GUp5Hk66o

Um amigo me pergunta esses dias, durante um cafezinho, se eu não acho que o mundo está deixando de amar. Caramba! Era hora de eu parar para pensar no assunto, porque confesso que também não arrumo tempo para isso. E sem cerveja, mas com cafeína, começamos a discutir o tema.

O assunto rendeu e foi para o Boteco, com várias outras pessoas. A conclusão que chegamos foi que as pessoas não estão se permitindo amar. E isso não é uma particularidade de homens ou mulheres, ambos estão agindo assim como se isso fosse uma defesa, ou talvez até um modismo.

Parece que hoje é ridículo você falar que está apaixonado por alguém. Diga qualquer coisa, diga que está com catapora, diga que tomou um porre e dançou no queijo, peça dinheiro emprestado, mas não fale que está apaixonado se não quiser passar por uma pessoa ridícula.

Nem pessoas casadas ou namoradas admitem essa condição. Quando muito os comprometidos dizem “eu gosto do meu parceiro” e já tratam de falar de outro assunto. Dica: ‘Falar de futebol’ ou ‘discutir Dilma e Serra’ é uma ótima tática para mudar de assunto.

E os solteiros? Xiiiii... Esses então estão correndo de se envolver com alguém mais do que Queniano na São Silvestre. Normalmente as pessoas dessa raça, a dos solteiros, já viveram alguma história. E se acabou, logo, não foi boa (na cabeça deles, é claro). Então para evitar novos conflitos os solteiros simplesmente preferem ficar sozinhos. Olha que prático.

Será que na prática isso é tão prático assim?

O negócio está tão maluco entre homens e mulheres que se um cara chama uma mulher para sair e ela diz não e confessa que é homossexual, ele acha normal e até se excita. Mas se ele sai com uma mulher, tem uma noite fantástica e ela liga no dia seguinte dizendo que está gostando dele o cara some do mapa.

E as mulheres então? Ela cai de amores pelo gostosão da academia, diz que lava, passa e cozinha para aquele Príncipe, até descobrir que ele é apenas a sua Fada Madrinha. Ele vira seu amigo e a ajuda a procurar um Sapo perdido, afinal ele é gay mas é homem e pode ajudar. Ai o Sapo aparece, eles saem umas 3 vezes e o candidato a Príncipe a pede em namoro. Ela se assusta tanto que passa a achar que o cara é um psicopata. Afinal, um homem normal jamais se apaixonaria com tanta facilidade.

Mas na prática estou cheia de amigos, Homens, que vivem me perguntando como agir para conquistar uma garota que conheceram e gostaram. Mas o maior medo de um homem parece ser abrir seu coração e tomar um fora. Isso é pior que perder um ano de dinheiro de trabalho na Bolsa de Valores.

Eles querem decifrar todos os códigos da mulher antes de se declararem. Só que do outro lado as mulheres estão fazendo a mesma coisa. Elas escondem os sentimentos para não parecerem idiotas, então os códigos transmitidos não são verdadeiros. Então temos pessoas constantemente se conhecendo e se camuflando. E na dúvida ninguém ataca... mas já partem para o próximo combate. Isso sim é guerra, a famosa Guerra dos Sexos. Essa guerra nem Capitão Nascimento ganhou.

Porque será que temos tanto medo de curtir alguém e de se apaixonar? Porque fugir de uma pessoa com um beijo bom, uma pegada maravilhosa, agradável, divertida, amiga, que você sente prazer na companhia? Porque ficar de olho e tentar o próximo da fila se tem alguém bacana ao seu lado?

Aqui não estamos falando em casamento e nem em namoro. Os solteiros, para quem esse texto se remete, tem uma idéia pesada de um compromisso, como se fosse um cárcere. Aqui estamos falando apenas de se permitir curtir alguém. Exorcise seus demônios! Ter alguém ao lado pode ser bom, acredite! É muito bom ter uma pessoa amiga, com quem podemos contar e dividir coisas da vida e além disso aprimorar os prazeres do sexo.

O primeiro texto do Mais Sentido foi um texto do Danilo Régis chamado “Vamos nos Permitir”. Se permitir é muito diferente de se obrigar. Ninguém tem a mínima obrigação de encontrar alguém na vida e nem estar ao lado de alguém a qualquer preço só para não ficar sozinho. Mas se você encontrar alguém e se tiver bom, porque não se permitir?

4 comentários:

  1. Realmente este asunto tem sido líder em conversas informais...As pessoas se tornaram prisioneiras de marcas passadas e isto inconscientemente gera um bloqueio e as infelizmente deixam pessoas interessantes passarem por suas vidas...sem se permitirem...mas eu ainda acredito que o sapo virá principe sim!!! Basta nos permitir!!!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Nadica, achei que era pra eu escrever um texto sobre esse assunto! haha! agora não sei sobre o que escrever rsrs! Enfim, ótimo texto, concordo com você, não é obrigação de todas as pessoas namorar sério e ponto, mas se apenas curtir com aquela pessoa quando der, já muda dois mundos, colocando mais amor neles e tornando tudo melhor!

    ResponderExcluir
  3. Nesse exato momento estou conversando com meu amigo Ludovico que tem uma netinha de 2 anos e logo será avô de outra.
    Numa brincadeira eu lhe disse: "é, logo elas estarão namorando"...
    E sabe o que ele me respondeu?
    "Será que quando elas crescerem ainda vai existir namoro?"

    ResponderExcluir
  4. Linda e inteligentíssima Nadia.

    Você não sabe o quanto ler esse seu texto me fez bem.

    Aliás, aqui fica em recado para vocês, mulheres: se arrisquem mais também e transmitam os sinais corretos. De nada adianta fingir para se proteger, é melhor se arriscar e sempre jogar limpo quanto aos sentimentos. É lógico que vocês podem tomar um fora, mas se proteger demais pode impedir que vocês conheçam uma pessoa bacana.

    Beijos, linda
    Fernando

    ResponderExcluir

*--*