quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mulheres de 30

Texto de Daniela Miranda


“Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo”... Balzac.

Aos 30 tudo muda e as crises do universo feminino perdem forças.

Muda porque mudamos a forma de agir, de reagir e o modo como enxergamos as coisas. Aceitamos com mais naturalidade que as pessoas são complexas e que o equilíbrio é a chave do sucesso em qualquer fase de nossas vidas. O que é certo para alguns, nem sempre é correto para nós. Sabemos também que algumas coisas não são politicamente corretas, mas fazem muito bem para a alma. As mulheres de 30 já se conhecem o suficiente para saber quem são e o que querem.

Depois de ler a frase acima de Balzac, fiz uma auto-critica a meu respeito e fiquei observando algumas amigas que agora também já passaram dos 30. Somos mulheres fortes, diretas e honestas. Não temos dificuldade em dizer a um cara que ele é um idiota, se estiver agindo como um.

E o que mais encanta é que parece que nunca vamos perder aquele jeitinho que trouxemos dos 20... Perdemos o frescor juvenil, é verdade. Mas também perdemos o ar inseguro de quem ainda não sabe direito o que quer da vida, de si mesma e de um homem. O bom é que um homem nunca precisa se preocupar onde ele se encaixa em nossas vidas. Basta agir como homem, e o resto deixa que a gente faz. Não sustentamos mais aquele ar ingênuo, uma característica sexy da mulher de 20. Só que isso é compensado por outros atributos encantadores que revestem as mulheres de 30.

Como nos conhecemos melhor, somos mais autênticas, centradas, certeiras no trato conosco e com os outros. Aos 30, temos uma relação mais saudável com o próprio corpo e orgulho das suas carnes sinuosas. Não brigamos mais com nada disso. Na verdade, queremos brigar o menos possível. Estamos interessadas em absorver do mundo apenas o que parecer justo e útil.
Aos 30 anos, já sabemos nos vestir. Dominamos a arte de valorizar os nossos pontos fortes e disfarçar o que não interessa mostrar. Gastamos mais porque temos mais dinheiro. Mas, gastamos melhor. Temos gestos mais delicados e elegantes.

Aos 30, fingimos indiferença com muito mais competência quando nos interessa repelir. Não somos mais bobinhas. Mas continuamos inconstantes. Mulher que é mulher, se pudesse, não vestiria duas vezes a mesma roupa nem acordaria dois dias seguidos com o mesmo humor. Mas, aos 30 já sabemos lidar melhor com esse aspecto peculiar da condição feminina. E poupa (exceto quando não quer) o seu homem desses altos e baixos hormonais que aos 20 a atingiam e quem mais estivesse por perto, irremediavelmente.

Sim, aos 20 a mulher é escolhida. Aos 30, nós escolhemos. E o melhor podemos escolher os moçinhos de 24, 38 e os de 43 anos.

As mulheres de 30 dão gosto de olhar, capturam os sentidos, provocam fome. Aos 30, somos mais naturais, sábias e serenas. Menos ansiosas, menos estabanadas (nem sempre!). Até nossos lábios, se tornam mais reluzentes; e nossa saliva, mais potável. Ainda desenvolvemos um toque ao mesmo tempo firme e suave. Aos 30 ousamos e normalmente acertamos. Amamos quem queremos, à hora que queremos e onde queremos. E o mais importante: do jeito que desejamos.

No jogo com os homens já aprendemos a levar a situação sem que ninguém se sinta dominado. Sabemos impor nossas condições na hora certa e de forma sutil. Sabemos correr atrás do que queremos sem confrontos inúteis. Sabiamente, gozamos da condição feminina sem engolir sapos supostamente decorrentes da imaturidade. Uma mulher de 30 faz toda a diferença. Aos 30 ela poderá ser umas sete ou oito vezes mais interessante, sedutora e irresistível.

3 comentários:

  1. Tenho 35 e vivo um momento muito especial, realmente me sinto mais segura, poderosa, sei onde quero chegar!! Estou de bem com meu corpo e procuro viver intensamente!!! Passei a me amar muito + depois dos 30!!
    é realmente essa mensagem realmente está correta, nos sentimos mais completas a maturidade nos faz se sentir mais mulher, e queremos conquistar algo novo que nos faça feliz, beijos.

    Ana Paula Honorato Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Linda!!! Adorei..realmente por isto que sempre vou preferir você.

    ResponderExcluir
  3. Nós homens não conseguimos ficar sem essas mulheres.É O MOTIVO PARA VIVER.
    Eu prefiro ás mulheres de 30 a 40 anos essas sim tem a cabeça no lugar,são determinadas sabem o que quer são mulheres importante que sabe dar valor ao homem e a si propria.
    Por tanto eu não tróco uma de 36 anos por duas de 18 anos.
    Eu creio que o homem hoje em dia quer uma mulher companheira,uma mulher que queira crescer na vida,uma mulher que confia em si propria,uma mulher para ser a mãe dos seus filhos.
    Para mim a mulher brasileira são elas mais de 30.Não adianta ter um rostinho bonito é preciso ter celebro epor isso eu prefiro elas ás mulheres + de trinta.

    ResponderExcluir

*--*