domingo, 13 de setembro de 2009

Construindo um Amor

Calma! Antes de mais nada quero esclarecer que isso aqui não será coluna sobre novela e espero que os leitores se dispam de preconceitos antes de ler esse texto.


Ontem, sábado, eu assisti ao final da novela Caminho das Índias. Raj perdoa Maya por um único motivo, que fica claro quando ele olha para ela e diz: “Nós construímos um Amor. Sim, Construímos”.

Quando comecei a assistir a novela achei muito louco esse modo de vida dos indianos em que os noivos são escolhidos pelos pais, com ajuda de Mapa Astral, e praticamente só se conhecem no dia do casamento. A primeira coisa que vem à nossa mente é criticar e rejeitar. Porém é sempre muito bom ter contato com culturas diferentes, refletir um pouco e analisar o que há de bom do lado de lá.

Os indianos são educados a construir um amor a partir do momento em que se casam. Ao formarem um par eles fazem de tudo para desenvolver afinidade e intimidade com o parceiro. Para eles a vida começa após o casamento, pois se preparam e se abrem para o amor.

Nós, ocidentais, fazemos exatamente o contrário. Primeiro nos apaixonamos para só então namorar. Vivemos relações amorosas e, quando o casamento acontece, não somos preparados para os problemas e achamos normal que a paixão vire amizade. Os ocidentais aceitam com frustração a idéia que tudo acaba após o casamento.

Longe de mim querer dizer que algo é certo ou errado, as coisas são apenas diferentes. Mas acho que a idéia de construir um amor é algo de muito positivo que a cultura indiana tem para nos ensinar (porque não?).

Tenho conversado com muita gente ultimamente que está se fechando para o amor por mágoas, frustrações, desilusões e pelas inúmeras tentativas de encontrar a pessoa certa sem sucesso. Ai, como medida de segurança, trancam os corações no consciente, mas continuam com esse desejo guardado no inconsciente de suas mentes.

Idealizamos demais a pessoa perfeita e olhamos de menos para nós mesmos. Muitos querem alguém para resolver seus problemas sendo que o amor é a recompensa para quem resolve seus próprios problemas.

Arrisco a dizer que todo mundo quer ter um amor, homens e mulheres, e ninguém começa um relacionamento pensando em terminar. Existe sempre a esperança de que tudo vai dar certo. Porém, quando as coisas dão errado, a gente curte uma deprê e logo em seguida partimos para uma nova tentativa, porque o ser humano não gosta de ficar sozinho. O pior é que normalmente cometemos os mesmos erros.

Acredito que o maior problema nos relacionamento que não deram certo é que nunca aceitamos que nós erramos. Achamos sempre que o parceiro, ou ex-parceiro, é que não estava a nossa altura e que tinha defeitos. Nós sempre estamos certos.

Nunca ouvi alguém dizer que terminou um relacionamento porque errou, porque falhou, porque não foi competente para fazer a relação dar certo. As pessoas sempre dizem que o outro é que era inadequado, ciumento, possessivo, carente, enfim, como se fôssemos perfeitos e por isso não podemos dar oportunidade de alguém imperfeito viver com a gente.

Construir um amor é diferente. A própria palavra “construir” já remete a algo firme, concreto, difícil de destruir. É não só querer, mas usar todas as ferramentas possíveis para construir um amor cada vez melhor e mais duradouro. É aceitar a pessoa com suas qualidades e defeitos, aprender a conviver, conversar, harmonizar e construir a felicidade de ambos.

E segundo depoimentos dos próprios indianos, tudo se torna melhor e mais gostoso a cada dia. Eles não pensam em quantidade, mas em qualidade. E para desenvolver a qualidade, não é possível ficar trocando de parceiro, é necessário aceitar e trabalhar com o parceiro que eles tem, “que os Deuses enviaram”.

Bem, o Kama Sutra é um exemplo de que a coisa deve mesmo melhorar a cada dia. Para chegar nas últimas páginas é necessário muito trabalho, muita disposição e muita afinidade com o parceiro. Dizem que o prazer que se conquista vale cada sacrifício. Seriam os indianos melhores amantes do que os ocidentais?

Agora, voltando ao nosso mundo, se as queixas entre parceiros são sempre as mesmas, se os personagens só mudam de nome, será que a gente não precisa se dedicar um pouco mais a construir um amor?

7 comentários:

  1. Excelente!!!

    O lance é justamente esse, as pessoas entram em relacionamentos com postura de mendigos, esperando que as coisas caiam do céu.

    Não é assim, a postura tem que ser de construir algo juntos!!!

    ResponderExcluir
  2. Faz todo sentido!

    "Construir é o brado que nos compete!"

    Inclusive gostaria de comentar que em muitas culturas os casais eram formados pelos mais sábios, pois partiam do princípio que os dois adolescentes não tinham a real noção do que era melhor para eles!
    E cá entre nós... alguém dúvida que isto seja verdade?

    ResponderExcluir
  3. O dificil é as pessoas terem sabedoria para construir um grande amor.As pessoas pecam não acreditando uma nas outras.

    ResponderExcluir
  4. Nao sei se o sexo melhora com o tempo, normalmente so piora. os casais de hoje acabam praticando uma vez por mes e olhe lá, isso quando so praticam com outras pessoas e nao com seu par.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal!
    Se tudo na vida nós temos que batalhar e construir, porque no amor nós esperamos que a coisa simplesmente aconteça? Não, temos que construir as relações que queremos tembém, sejam elas de amizade, namoro, sexual, profissional, enfim... As emoções servem para nos aproximar, o resto nós temos que fazer.

    ResponderExcluir
  6. Excelente Nádia!!!!

    Hoje em dia todos trocam de parceiro como trocam de roupa esperando que tudo seja diferente, mas não é porque nós nçao mudamos e os problemas continuam os mesmos, o melhor é conviver, aprender a outra pessoa, decorar e amar sempre.

    Danielle Ortega

    ResponderExcluir
  7. O que venho querendo dizer aqui é que estamos vivendo uma era de relacionamentos descartáveis. Usamos e quando não serve mais a gente joga fora e vai "comprar" outro amor. Acho que uma coisa é nosso direito de escolha e nossa liberdade, mas diante de qualquer conflito as pessoas já jogam o relacionamento que tem nas mãos no lixo e trocam por outro. Simples assim: Você brigou comigo, vou procurar outra pessoa e tchau. Os problemas se repetem e vamos acumulando lixo em nossos corações. O mundo já fala em desenvolvimento sustentável... precisamos reciclar nossas idéias.

    ResponderExcluir

*--*