terça-feira, 22 de setembro de 2009

Multiplicidade


                Nossa personalidade é formada por elementos que nos rodeiam. Daí as sentenças “Diga-me com quem andas e eu te direi que és”, “diga-me o que lês e eu te direi quem és” etc etc.

                Quanto mais vivemos, mais floreamos, montamos e criamos o nosso “eu”, a nossa forma de lidar com o mundo. Jung, em sua obra “O Segredo da Flor de Ouro”, faz uso destes elementos para analisar a nossa psique. Ele pede para os pacientes desenharem uma MANDALA, uma figura circular que contém dentro de si diversas cores, formas e elementos que podem ser usados para demonstrar os mais profundos segredos de nosso ID e EGO.

                No post anterior – Um Sentido na Vida - mencionei que se nossa “Planilha” conter muitas linhas será necessário um esforço maior para dar conta de todos os aspectos da vida.

                Esta questão de “multiplicidade” vale para tudo que nos rodeia! Quanto mais interações temos na vida, menor se torna o valor de cada uma. Isto porque é muito difícil para uma única “alma” carregar de uma única vez muitos elementos.

                A nossa vida deve ser o mais sucinta possível. Não precisamos sempre conversar com todos os amigos on line do MSN. Não precisamos e nem conseguiremos dar atenção a todos os nossos amigos do Orkut numa única época.

                Aprenda a aceitar que cada época da sua vida você vai fazer novos amigos e se separar um pouco de outros... e isso não quer dizer que estes “outros” não tem importância... e lembre-se disso também quando alguém se afastar um pouco de você!

                Reduzindo o volume, você ganhará na qualidade e na intensidade de suas interações! E será muito mais fácil ver o “real” valor de cada elemento, pessoa etc.

                Cuidado com os extremos! Não estou dizendo que você deve abandonar seus melhores amigos! E nem para conversar com apenas duas ou cinco pessoas por semana! Use o bom senso!

                Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*--*