quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Arte da Vida



                Quatro são os pilares que sustentam a humanidade: ciência, religião, filosofia e arte. Destes quatro, apenas uma não tem compromisso com a verdade. Fácil? Sabe qual? Vejamos.


                Na ciência, uma nova teoria se sobrepõe à sua equivalente anterior. Não podem conviver juntas em harmonia, pois sempre uma buscará para a si a razão em detrimento da outra. Por exemplo, não é permitido de forma alguma conciliar no meio acadêmico o criacionismo com a teoria da evolução, ou o “descobrimento” do Brasil com a “pré-existência“ do mesmo entre fenícios e outros povos.


                Se tratando de religião, é de conhecimento público a busca pela verdade, sendo que quaisquer elementos conflitantes são naturalmente marginalizados.


                Na filosofia também existe o compromisso com a verdade, porém difere da ciência e religião pela capacidade de manter linhas diversas de pensamento lado a lado sem detrimentos entre si, sendo este um dos pontos mais destacados por respeitados filósofos como Kant e Descartes, os quais acreditavam que as conclusões divergiam devido as diferentes óticas utilizadas para analise.


                E a arte?


                A arte não possui compromisso com a verdade. Sim, é sério, não tem mesmo. Logo, pense nas consequências disto... Não tem porque criticarmos aquele filme que “exagera” ou “distorce” a realidade. Da mesma forma que não há razão para criticarmos a literatura, fotografia, jogos, danças ou qualquer outra arte do manifesto...

            Mas e a vida? É a Arte ou Ciência? 

            Muitas são as menções na literatura a respeito da “Ciência da Vida”. O próprio termo “consciente” deriva disto. Viver “consciente” é viver “com ciência”.

            Não resta dúvida que a Arte provém da vida, mas isto faz da vida uma arte? Seriam ciência e arte os dois pratos da balança que devem permanecer em equilibrio?

            Viver a vida como arte faz muito sentido, faz tudo ser um improviso, desde um romance até o malabarismo das contas no fim do mês. A arte de se preparar um jantar e escolher uma roupa, se identificar com uma música, um filme.

            E viver consciente? Tem menos charme? Entender as ações e reações. Saber o valor real de cada elemento. Valorizar mais o que precisa do que o que gostaria de ter. Planejar-se. Vivenciar riscos previamente dimensionados.

            Seria a arte colorida e a ciência em preto e branco?

2 comentários:

  1. A arte é acalentar dentro de si, Paz, Humildade, Respeito, Sonhos e o principal “Amor”, esta é a Arte de viver.

    ResponderExcluir
  2. Será que é possível viver consciente? Por mais que se façam estudos e planejamentos sobre a melhor forma de viver a vida, fria e calculadamente, sempre nos deparamos com o acaso... E tudo muda... E nosso programa vira uma teoria que vai todo por água abaixo...
    Então a conclusão que chego é que viver é uma arte!

    ResponderExcluir

*--*