domingo, 8 de agosto de 2010

Meu pai é um mestre


Meu pai é um mestre das Letras e da Literatura e o maior exemplo de PESSOA que eu conheço.

Ele nunca nos disse "não faça isso".
Ele ensinou a ser gente dando o próprio exemplo.

Ele nunca disse “estude”, porque eu achava lindo vê-lo sempre com um livro na mão e por isso eu lia também.
Eu era pequena, nem sabia ler, mas ele me deixava escolher o livro que quisesse na livraria e se divertia com as histórias que eu inventava somente de ver as figuras.
Em um certo dia dos pais, dei de presente para ele meu caderno de redações da escola e até hoje ele sabe todas as histórias que um dia eu escrevi.
Ele nunca precisou me motivar dizendo “faça!”, ao comentar as minhas histórias com emoção eu sabia que ele era meu fã e isso me motivava a fazer cada vez mais e melhor.

Ele nunca disse “seja uma boa pessoa”, porque sempre que eu e meu irmão brigávamos ele chegava para conversar e abraçar a gente, ai tudo se resolvia.

Ele nunca precisou dizer “seja feliz” porque quando minha mãe saia de casa a gente fazia guerra de pipoca e dava muita risada. Ai, quando minha mãe chegava e via a bagunça, ele assumia a responsabilidade e a gente limpava tudo, juntos e felizes!

Ele nunca precisou dizer do que eu devia gostar. Ele me deu seu vinil do Led Zeppelin quando eu me tornei adolescente e a gente escutava Raul Seixas e Chico Buarque juntos. E, apesar de nem conhecer, ele completou meu dinheiro para ir no show do Slayer.

Ele nunca precisou dizer “me respeite” porque ele sempre me respeitou. Apesar de ser São Paulino, já cansou de torcer pelo Corinthians só por minha causa. E mesmo sendo um socialista, já levou a mim e ao meu irmão no Mc Donalds em pleno ato revolucionário. E foi ele também quem deu meu primeiro Nike. Isso é respeito.

Ele nem precisava dizer “filha, eu te amo”, embora já tenha dito várias vezes, porque eu sempre tive a certeza disso.
Quando fiquei “Mocinha” minha mãe contou a ele. Meu pai chegou em casa com um buquê de rosas e me levou para jantar, somente nós dois, para comemorar o fato de eu ter me tornado uma Mulher. E aquele dia eu me senti a pessoa mais amada do mundo!

Agradeço por ele ser o que é e assim me motivar a ser melhor a cada dia.
Agradeço por ele estar sempre ao meu lado, mesmo quando estamos longe um do outro, pois sei que sempre que eu precisar ele vai vir ao meu encontro.

Meu pai é um mestre, principalmente na arte de ser pai.

4 comentários:

  1. Nadia, parabéns pelo post! Você deu certo tom infantil ao texto que caiu perfeito, afinal quando estamos com nossos pais somos sempre um pouco crianças mesmo.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, mandou bem! Até chorei
    Bjs Nat

    ResponderExcluir
  3. Estou com lágrimas nos olhos...lembrei de um tempo, há muito tempo atrás, em que meu pai levava bronca da minha mãe por minha causa...infelizmente não tive a oportunidade de dizer para ele o quanto isso significou para mim.
    Pai da Nadia, tenho conversado muito com sua filha (ando me aproveitando dela, roubo seu discernimento e bom senso) e gostaria de dizer que os olhos dela brilham toda vez que o menciona em suas histórias...essa garota TE AMA deverás...acredite.

    ResponderExcluir

*--*