sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pouco de viagem

“O sonho dos caretas é a realidade dos malucos...”
- Pichação da Vila Palmares, desde os anos 80!


               As melhores viagens se passam na alma – Nunca um outono foi tão triste... nunca um abraço foi tão longo... sempre me lembrarei daquela noite...  e tantos outros “nunca” e “sempre” que pairam em nossas vidas por entre os anos que se passam...

                Você sabe realmente viajar?

                Viagens não são fotos, são fatos, são momentos que se valorizam pela atenção que dedicamos, algo semelhante a um ritual do chá ou um jogo de xadrez. Existe um “Tao da Viagem”, e ele pode ser escrito por todos aqueles que, de alguma maneira, souberam deixar em casa todos os afazeres, no escritório todas as responsabilidades, e para o futuro todas as preocupações.

Para os que viajam sozinhos, descansem acordados e não dormindo! Aproveite o dia! Carpem Diem! Nasça junto com o dia e tome café com pessoas desconhecidas, coma o que elas comem e esteja com elas. Observe atentamente a velocidade em que aquele mundo vive e repare nas diferenças, nos interesses, nas ocupações.  Converse com todos, ouça mais e fale menos.

Aos casais, saibam que não existe melhor forma de conhecer as pessoas do que viajando com elas. O ideal é experimentar os vários tipos de viagem, a dois, a três, três do lado dele, três do lado dela, etc etc... Isto porque todos nós agimos de formas diferentes quando estamos próximos ou não de amigos nossos, amigos de nosso parceiro(a), família...
            Mas, estando a dois, saibam dividir a atenção, pois vocês estarão juntos em outras ocasiões, mas não é sempre que estarão na Índia, na Itália, no Rio Grande do Sul... Então tratem de aproveitar a ocasião!

Aos amigos, ou grupos de desconhecidos... Entendam que no coletivo todos somos atores e plateia, e temos o hábito natural de nos “policiar” para “agradar” os demais. Sabendo disso, novamente a regra é procurar separar as coisas e não perder a viagem por conta dos demais.

E, no fim das contas, uma hora dessas experimente viver cada dia como uma viagem, mesmo que não saia de casa! Imagine que acordou um dia neste seu corpo e que ainda está se adaptando. Tente se lembrar se realmente gosta de pão integral, e se o seu iogurte favorito é mesmo o de morango. Ao sair de casa, questione-se se realmente está indo para o lugar certo e, mesmo tendo certeza, vá por um caminho diferente. Quando seu chefe lhe chamar a atenção, finja que não é você ali, mas que te dará o recado assim que se encontrar!

Quando for dormir, não leve nada para a cama. Nada mesmo. Sem livros, sem música, sem TV, sem lembranças. Desta forma seus sonhos não serão meras repetições do dia. Ao acordar permaneça na cama até se lembrar do que sonhou e, caso não se lembre, durma novamente!
Um observação que pode soar estranha: "Descanse antes de dormir" !! Mas é sério... se você levar seus problemas para a cama vai ruminá-lo pelo resto da noite... isto fica bem claro quando passamos a noite trabalhando...

Se sua sanidade começar a ser questionada, saiba que está no caminho certo!
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*--*