domingo, 16 de maio de 2010

A Fórmula do Amor


Seriam os cientistas capazes de descobrir a Fórmula do Amor?

Numa semana em que o Dunga anunciou a polêmica lista dos jogadores que vão à Copa do Mundo, o assunto da semana foi sobre a capa da revista Super Interessante que fala sobre a Lógica do Amor.

As pessoas ficaram incomodadas que o Ronaldinho Gaúcho não foi escalado para a seleção brasileira, mas um assunto que incomoda muito mais é tentar entender as relações amorosas. O site da revista prova isto: no fórum da Super Interessante foram 118 comentários para a Convocação Copa 2010 e 133 comentários para o Amor.

A matéria da revista é polêmica, mas baseada em dados científicos. Os mesmos homens que descobriram a cura de doenças e fazem experimentos de sucesso com células tronco relatam o que descobriram sobre o amor. Moral eles tem.

A Fórmula Ideal

Os estudos dizem que um relacionamento tem muito mais chances de dar certo se as mulheres forem pelo menos 5 anos mais novas do que os homens e elas também devem ser 27% mais inteligente que eles. Como se isso já não bastasse, a recomendação é para que o homem seja mais feio que a mulher.

Bem, notícia nada favorável à mulherada. Temos um número muito maior de mulheres do que de homens no mundo, além disso parte dos homens é homossexual. Então temos que nos contentar com um cara velho, burro, feio e pobre se quisermos ter um parceiro?!

Quanto mais experiência melhor

A ciência mostra que as chances de encontrar o parceiro ideal estão em torno da 38ª relação. Ao ultrapassar essa marca, temos 57% mais chances de ser feliz. Então, se você ainda não chegou nesse número, faça a fila andar!

A Verdade Sobre Beleza e Dinheiro

A ciência comprova: homens dão mais valor à beleza estética do que à beleza interior e mulheres gostam mesmo é de dinheiro. Com palavras bonitas, é isso que os estudiosos quiseram dizer. Portanto os homens devem correr atrás de bens e as mulheres devem correr para a academia.

As mulheres não dão tanto valor para a beleza, elas olham para outras qualidades como companheirismo e segurança. Elas preferem bonitões para ter um caso e homens mais delicados para casar. Se o cara não nasceu bonito, melhor esquecer o lance de pegar todas e casar logo.

Cheiro

O cheiro é o mecanismo que o organismo criou para identificar o parceiro ideal, com quem possamos gerar descendentes mais fortes. Será que passar perfume ajuda ou atrapalha?

Hormônios

Acho que os segredos do universo estão nos hormônios. TPM, doenças, desejos... qualquer erro de cálculo na equação hormonal é problema na certa.

Os estudos dizem que o amor nada mais é do que hormônios em atividade a partir de 3 mecanismos cerebrais: Luxuria, Paixão/Romance e Ligação.
Luxuria = testosterona.
Paixão/Romance = dopamina.
Ligação = ocitocina (mulher) e vasopressina (homem).
A parte que dá medo: esses sistemas são independentes, ou seja, a mulher pode amar o marido, se apaixonar pelo vizinho e sentir atração pelo bonitão do seriado.

O Amor Só Dura 7 Anos

Quando você decifra todos os códigos e encontra o parceiro ideal começa a viver uma feliz vida a dois.

Ai vem a rotina.
Ótimo período para construir uma sólida relação de amizade, acumular bens e viver mais, porém a testosterona cai os casais perdem a vontade de sexo. Sem sexo não há encantamento e vamos descobrindo os defeitos que o parceiro tem.

Ai vem o fim.
Todo relacionamento dura 7 anos, herança dos nossos ancestrais. Após esse tempo de relacionamento nossos níveis de testosterona aumentam novamente, mas já não nos motivamos mais com o parceiro atual e a vontade de encontrar outro amor passa a crescer.

Ai começa tudo de novo.
O casal se separa, mas as pessoas não deixam de se gostar ao mesmo tempo. Os hormônios nos fazem sofrer, ficamos malucos, tristes e depois superamos. A mente tende a voltar ao estado inicial, antes da dor e da paixão. E é fato, como um ciclo, sempre nos apaixonamos novamente.

Amor é Matemática

Seria o amor uma elaborada equação matemática, onde precisamos encontrar o ‘X’ para ser feliz? Seria o Amor muito mais químico do que espiritual? E se for, será que isso torna as coisas mais fáceis ou mais difíceis?

7 comentários:

  1. Li a matéria da Super e achei a reportagem realmente interessante. Eu sou mais um número a reforçar o que a reportagem prega. Depois de 7 anos juntos tudo mudou, o amor acabou. Ainda tentamos mudar a situação, mas nada adiantou, não dá para controlar o coração. Se for tudo uma equação, tomara que decifrem logo. Adoro esse blog

    ResponderExcluir
  2. Psicólogos vivem tentando criar equações para predizer questões de comportamento. Apesar de psicóloga, tenho um pezinho na estatística, então sei bem como é...

    Felizmente, as equações explicam um pouquinho só, quando explicam! Se explicassem tudo, seria perigoso: poderíamos criar um mundo no esquema Admirável Mundo Novo. E nesse caso, a vida seria muito sem graça, não acham?

    "E, por certo, a estabilidade não é, nem de longe, tão espetacular como a instabilidade."
    (Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo)

    Além dos psicólogos, há uns caras da área de exatas que tentam decifrar os relacionamentos através de fórmulas. Mas pelo visto não tem funcionado: http://www.xkcd.com/55/

    =D

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa: devo ser ponto fora da curva, porque meus relacionamentos nunca duraram mais que 3,5 anos. Ou seja, no meu caso, pode cortar esse prazo de validade pela metade!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, vc como psicologa nao acredita nesses estudos da ciencia sobre o amor?

    ResponderExcluir
  5. Acredito sim, mas só depois de ler o artigo científico, explicando muito bem a metodologia, para descobrir até onde podemos generalizar os resultados.

    Por exemplo, vamos dizer que esse estudo tenha sido feito nos E.U.A. Será que é possível dizer que funciona também no Brasil, que tem uma cultura diferente? Ou, chutando o balde, será que funciona no Paquistão, ou em uma tribo indígena?

    Muitos dos estudos sobre relacionamentos amorosos são feitos com estudantes universitários. Será que os resultados se aplicam numa população de favela?

    Fora que estatística é um resumo. Trabalhamos com média, mediana, percentil, etc. Isso é uma forma de juntar os dados e tirar conclusões, a partir do todo. Mas perde-se a dimensão do individual.

    Ou seja, é preciso ter um certo cuidado ao tomar decisões a partir de resultados de pesquisas.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que todo romance tem um pouco de números, matemática, música, arte, corpo e alma... cada qual com a sua poesia...

    Nas palavras de Galileu, "A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo"...

    Quer mais romance do que a própria definição da palavra MATEMÁTICA?

    Em grego μαθηματικός (mathematikós) significa "a comunhão é tudo na divisão..." sendo a reticências da minha parte, pois esta definição requer muito pensar...

    Do que serve a humanidade diluída? De que serve "um sonho que se sonha só" ?

    A diversidade surge da singularidade. O uno no todo, o todo no uno...

    ResponderExcluir
  7. Achei no Wikipédia a seguinte definição para Matemática: "Ela envolve uma permanente procura da verdade."
    Acho que esse pode ser o "X" da questão.

    ResponderExcluir

*--*