terça-feira, 24 de agosto de 2010

Einstein, Moisés e o Universo Feminino

Texto de Daniela Miranda


Outro dia me peguei pensando na vida.
Estava em um período de reflexão, que podemos chamar no universo feminino de “período de luto” – pós-término de relacionamento.
Percebi que tudo é relativo quando se trata de pessoas e sentimentos.
Ou seja: quando falamos de sentimentos no coletivo o tempo passa a ser relativo, quando trata-se apenas dos nossos sentimentos o tempo é absoluto.

Podemos desenhar assim: Ponha sua mão em um forno quente por um minuto, e ele parecerá uma hora. Saia com um cara interessante por uma hora, e ela parecerá um minuto. Isto é relatividade.

Viajando mais um pouquinho, Moisés já fazia sua referência a relatividade do tempo, Salmo 90(89), versículo 4. Parece ter algo em paralelo com o modo de pensar de Einstein, mesmo ele sendo judeu e por isso não lia a bíblia, mas como o livro dos Salmos é o mesmo no judaísmo e cristianismo, penso eu que ele até pode ter usado este versículo para sustentar a hipótese de que o tempo é relativo.

Se isto for realmente verdade teria grande significado, pois a história diz que Einstein, ainda adolescente, interessou-se pela natureza e propriedades da luz, começou a desenvolver os cálculos, e através deles deduziu que o tempo é relativo.

Pensando na ligação do versículo bíblico com a Teoria da Relatividade, precisamos lembrar que, para Newton (matemático e físico inglês), o tempo é absoluto, já para Einstein o tempo não é absoluto.
E para uma mulher em período pós fim de relacionamento, o tempo passa a ser relativo ou absoluto?

Então podemos dizer que dois relógios estáticos marcam a mesma hora, mas dois relógios em movimento muito acelerado podem marcar horas diferentes, ou seja dois corações apaixonados estão vivendo a mesma coisa, mas dois corações muitos apaixonados podem dar valores a coisas diferentes.
Isso quer dizer que o tempo varia segundo alguns fatores?
Por isto que os sentimentos entre homens e mulheres vivem de acordo com a teoria da relatividade?

Em outras palavras, o tempo é dependente de alguns fatores. E tais fatores causam ações e reações diferentes nos homens e nas mulheres.

– Os dizeres do versículo 4 são: “Mil anos diante de Vós são como o dia de ontem que se foi ou como uma vigília da noite.”

Levando em consideração que no tempo de Moisés o dia e a noite eram fenômenos distintos; não se sabia que um era a continuação do outro. Portanto, o dia era correspondente a doze horas (essa medição do tempo em horas passou a ser feita séculos depois). A noite, por sua vez, era dividida em três partes iguais – cada uma delas correspondia a uma vigília, ou seja, quatro horas. Portanto, o versículo pode ser lido assim:

“Mil anos diante de Vós são como 12 horas ou como 4 horas.”

Embora a citação do versículo faça referência a Deus, e Deus é um espírito, podemos denominar de atemporal. A referência aos tempos “mil anos”, “doze horas” e “quatro horas” devem ter outro significado. Provavelmente neste caso o tempo é relativo.

Primeiro a religião, depois a ciência.
Eis a questão; pois "Ciência sem religião é lama, religião sem ciência é cegueira”. Pois muitos acreditam que os Salmos são reveladores de verdades. Partindo desta premissa, os cálculos finais sugerem que o tempo é relativo.

Se pesarmos desta forma, podemos entender porque as mulheres gostariam que o mundo parasse quando estivessem com o coração partido (tempo absoluto), mas infelizmente o mundo não para (tempo relativo).

5 comentários:

  1. Gostei muito do post! Mas quem escreveu os Salmos não foi Davi?

    ResponderExcluir
  2. Acho que o que ela quiz dizer é que essas palavras específicas de Moisés inspiraram o que foi escrito por Davi.

    ResponderExcluir
  3. O tempo pára onde a mente pára... e a mente pára quando o coração prevalece.

    Fazendo jus ao absoluto, resolvo a questão entre Moisés e Davi dizendo que o segundo cumpria e exaltava o que o primeiro ensinou e firmou como Lei.

    Moisés não tinha voz, mas tinha a Lei... Davi era jovial e guerreiro, tinha coragem, interesse, mas várias vezes foi avisado que o templo se firmaria apenas em seu filho e não nele...

    O absoluto é a Lei bruta, a semente, o potencial que deve ser trabalhado e firmado no relativo, no dia-a-dia, evangelho para os cristãos ou suna para os muçulmanos (sempre com o significado de caminho trilhado), para que assim apareça consciência em sua sabedoria plena, que é Salomão.

    O absoluto tempo de Newton é a base para o relativismo quântico. Não os trato como pai e filho, mas como Pai e Mãe, pois o filho ainda há de surgir quando a utilidade da física quântica for extrapolada para significativas mudanças na vida da pobre humanidade cheia de anseios.

    Em menor grau, cada vez que se percorremos o caminho que nos conduz do absoluto para o relativo, e do relativo para o absoluto, somo como o filho pródigo que deixa a família, o “familiar”, e vai de encontro ao novo, aprende, e retorna com a experiência de uma vida....

    E a estória se repete, e repete, e repete, até que Júpiter, Zeus, a consciência, surja para destronar o pai, Chronos, que devora seus filhos... nossos dias... nossas vidas... =)

    E assim... bem... Taberneiro! Traga-me mais vinho... com a boca seca fico sem histórias homem!

    ResponderExcluir
  4. E o que devemos fazer com nosso tempo?

    Vivemos o tempo Absoluto, mas precisamos aproveitar as experiências vividas no tempo Relativo para aprender a viver o tempo Absoluto, que é o que temos de real.

    Real? De qual realidade eu mesma falo?

    E para não falar de Moisés ou de Davi, eu cito Sócrates:

    "A vida que não passamos em revista não vale a pena viver."

    ResponderExcluir
  5. Apenas para reforçar. Muitas pessoas confundem um pouco sobre os autores dos Salmos. A maior parte deles sofram escritas por Davi. De um total de 150 Salmos, 73 foram escritos por ele. Mas nesta citação, a oração foi extraida de Moises que escreveu apenas 1 Salmo.
    Para efeito de curiosidade segue abaixo:
    11 Salmos escrito pelos os filhos de Coré;
    1 Salmo escrito por Hemã;
    12 Salmos escrito por Asafe;
    1 Salmo escrito por Etã;
    1 Salmo escrito por Moises;
    2 Salmos escrito por Salomão;
    1 Salmo escrito por Ageu;
    1 Salmo escrito por Zacarias;
    1 Salmo escrito por Edras;
    Os demais foram por outros anônimos;

    Ok!

    Dani Miranda

    ResponderExcluir

*--*