sábado, 17 de abril de 2010

Mais importante que estar certo



Mais importante do que estar certo é ser gentil.

A razão é sempre contextual, não há porque lutar por ela, principalmente de forma agressiva, ofensiva ou desrespeitosa.

Mais importante do que ser o melhor é ser útil.

Não importa o que você é por dentro, não importa o quão especial você é ou pensa ser, importa sim o que você faz para ser útil e proporcionar o bem estar aqueles que o rodeiam, a começar pelos familiares, amigos e, em maior grau, a sociedade e ao país.

Ironia e sarcasmo são excelentes recursos dos perspicazes, ótimos em geral, mas insignificantes perante ações realmente úteis postas em prática por aqueles que não se incomodam tanto com a razão, e não consideram as limitações do próximo algo digno de humilhação.

Sócrates reconheceu e foi reconhecido (posteriormente, é fato) como o mais sábio ateniense de sua época por ter ciência da própria ignorância. Ironia é termos em nossos dias tantos "sábios" de poucas décadas de vida, com um mundo desmoronando em torno de seus egos.

Auto-afirmação é dúvida.

A vida não é feita de fotos, contatos e estórias. É feita sim de momentos, cumplicidade, copos e mesas, atenção e respeito.

"Não considere ter feito progresso algum se ainda se acha melhor do que alguém"
                                                    -Tomas de Kempis


"Nada mais cabe num copo já cheio..."
                                            - Aforismo Chinês

4 comentários:

  1. "Mais importante do que estar certo é ser gentil.
    A razão é sempre contextual, não há porque lutar por ela, principalmente de forma agressiva, ofensiva ou desrespeitosa."

    Quando li isso, por estranho que pareça, lembrei de um professor da USP, que uma vez me falou algo mais ou menos assim:

    "Aquela professora discordou de mim e nunca mais me deu nem bom dia. Besteira, né? Discordar é saudável, mas é muito melhor discordar num bom restaurante, batendo papo e tomando um vinho..."

    ResponderExcluir
  2. As vezes nos perguntamos porque somos tão bons em determinada área e são os imperfeitos que se destacam e se dão bem.
    Isso acontece no nosso trabalho, nos estudos e até nas relações amorosas... criticamos, mas talvez os imperfeitos e incompletos sejam apenas mais gentis e mais úteis.

    ResponderExcluir
  3. na maioria das vezes não discutimos para alcançar a verdade, pois nos mesmos não saberemos dizer se estamos plenamente corretos. Discutimos para vencer um debate, e a gentileza pode ser um acessório de ser irônico ou outra forma de ser sutilmente mal

    ResponderExcluir
  4. Dan,

    Esse seu texto me toca tanto que nem sei o que dizer para agradecer por você ter escrito.
    Eu ainda não aprendi, mas vou ler e reler quantas vezes forem necessárias e espero me tornar melhor a cada dia.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

*--*