segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Orçamento Amoroso $$$

Especial 2010 - Dinheiro


Até hoje falamos aqui sobre encontros e desencontros na vida de um casal. Falamos sobre as diferenças entre sexos, incompatibilidades, medos, casos e descasos. Mas ainda não falamos de um dos grandes fatores de brigas entre pares: Dinheiro!

Não há como fugir, o dinheiro faz parte de nossa vida e não fazemos nada sem ele. Não podemos nem amar sem dinheiro. Aquela história de amor e uma cabana... não estamos no país das maravilhas e a vida é um conto de fadas.

Mal Pagos

Ele conseguiu ficar com aquela baita gata que tem tudo a ver com ele, mas é janeiro, gastou muito nas festas de fim de ano e... coragem ele tem de sobra de chamá-la para sair novamente, mas não tem dinheiro.

O cara legal que ela conheceu ligou no dia seguinte, mandou emails e a convidou para ir numa balada, pois vai ter um encontro de amigos e ele gostaria muito que ela fosse. Ela consulta a conta bancária e descobre que o que tem não dá nem para o táxi e, mesmo indo de ônibus, o que tem não dá para pagar a entrada do lugar.

Pagando para Ver

E ai, o que fazer? A falta de dinheiro pode deixar uma grande pessoa vazar da sua vida, afinal a gente tem que pagar imposto até para amar.

Conflitos financeiros existem em qualquer história e podem levar várias ao fim. Os encontros (como jantares, bares, motéis) fazem bem ao coração, mas pesam no bolso. Se não houver diálogo uma das duas partes pode se afastar porque não tem mais condições financeiras de bancar essa história.

Falar sobre assunto não é fácil. A falta de dinheiro no bolso nos fragiliza. Somos educados a primeiro ter uma carreira, ganhar dinheiro, construir algum patrimônio e só depois pensar em família. Ainda que estejamos apenas falando de algum namoro, nosso inconsciente nos afasta de romances quando estamos sem grana, pois dessa forma não podemos oferecer nada à outra pessoa. E como temos vergonha de abrir o jogo, preferimos fugir dessa situação.

Nos sentimos mais seguros quando temos moedinhas sobrando nos bolsos. Em contrapartida nos trancamos em nosso mundo em momentos de crise financeira. Afinal, sem dinheiro para a passagem a catraca não é liberada.

Mas fale! Diga para o seu par que hoje você está sem dinheiro. Use e abuse da sinceridade e acredito que isso pode ser até uma forma de aproximar o casal, porque vencer o medo e o próprio preconceito ao abrir o jogo demonstra maturidade e gera confiança. O seu par pode ver isso de uma forma muito positiva.

Os Valores da Bolsa

Que tal juntar os trocados para um sorvete enquanto vocês curtem algum dos muitos programas culturais gratuitos que São Paulo sempre tem para oferecer? (Esse mês tem Ocupação Chico Science, grátis). Sejam criativos, mostrem cumplicidade, não sintam vergonha.

Ser verdadeiro não custa nada e ainda pode render juros. Toda ação que hoje está em alta já sofreu muitas quedas, e a ação em baixa hoje pode valorizar muito amanhã, o mercado é assim. Prejuízo é deixar uma boa oportunidade passar e dividir o problema pode deixar o casal no lucro.

3 comentários:

  1. É tão difícil falar de dinheiro, acho que vcs disseram tudo, falta de grana nos fragiliza.

    ResponderExcluir
  2. Poxa.. incrível como mostrando desta forma eu percebo que sempre sou o par pobre =) ahahhaha....

    Mas como bom pobre... nasci esperto e isso nunca foi problema!

    Fui criado no "Jardim" Palmares.. e por lá aprendi que não vale a pena trabalhar muito pra ganhar muito.. trabalho pouco.. ganho pouco ! ahahah e está ótimo !

    Não janto no Família Mancini, mas conheço uma cantina no Bixiga que é uma maravilha!
    Só vou no Via Funchal quando a entrada tah paga.. rss.. mas não perco um bom show no Sesc Pompéia.

    Nunca malhei um dia sequer na Bio Ritmo, mas pago 50 reais por ano pra nadar diariamente no Sesc Santo André!

    Quer um cinema bom e barato? Vai em Mauá! O trêm para do lado =) ..

    Parabéns pelo texto! Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Danilo,

    Seu comentário me tirou muitas risadas...

    Acho que é isso ai, vc deve passar para o pessoal essa idéia mesmo, que esse lance de grana tem que ser bem resolvido dentro da gente.
    No fundo ninguém se apaixona por bens, mas por pessoas de bem.

    ResponderExcluir

*--*