domingo, 22 de novembro de 2009

Amar, Verbo Irracional


A vida é tão engraçada que colocou no meu caminho 3 animais que estimo muito, nem gato nem cachorro, foram 3 periquitos.

Primeiro chegou um casal, estavam famintos e cheios de piolhos. Levamos ao veterinário, passamos remédio, demos comida e eles cresceram fortes e saudáveis. O macho está tão grande que parece até um Papagaio.

Depois o porteiro do meu prédio achou na rua uma outra periquitinha toda machucada e me entregou. Achei que ela fosse morrer, mas cuidei, dei comida na boca, limpamos os machucados e ela sobreviveu! Ela tem os pés tortos e não consegue segurar comida e dizem que na natureza a própria mãe tenta matar o passarinho “com defeito” por uma questão de amor, pois sabe que com essa deficiência ele sofrerá muito mais tentando sobreviver.

Mas na minha casa tanto ela como os outros são criados com tudo do bom e do melhor. E, além disso, eles vivem soltos pela casa. Por amor a eles, nada de passarinho preso. Eles até tem gaiola, mas fica aberta todo o tempo e eles só entram para comer e dormir... ou quando bem quiserem.

Dizem que os periquitos escolhem seu par, se “casam”, são fiéis e vivem um ao lado do outro até o fim da vida. Pelo que observei dos meus, isso é verdade. O casal de periquitos era super unido, eles dormiam juntos e tão enrolados um no outro que ficavam parecendo uma única bola verde de penas.

Quando a nova periquitinha chegou foi uma briga! A senhora Quita teve ciúmes do seu marido, mas ele não deu bola para a “passarinha” nova no pedaço. Todos ficaram amigos, eles se tornaram o Quito, a Quita e a Quitinha.

E por fim a Quitinha acabou se apegando mais a mim e à minha mãe do que aos outros. Ela gosta de ficar no nosso ombro o tempo todo, dorme comigo embaixo das cobertas quando estou tirando um cochilo no sofá e adora roubar arroz do meu prato.

Engraçado que ela não fala a minha língua, mas a gente se comunica muito bem. As vezes passo perto dela e a vejo batendo as asas, sei que ela quer que eu a pegue. Se estou com pressa pego ela no colo, dou um beijinho e a coloco de novo no chão e ela entende, mas se resolvo ficar deitada no sofá sem ela, a danada começa a gritar até eu pegá-la e deixá-la ali quietinha, apenas deitada comigo. Sinto que a Quitinha me ama de verdade.

Já o casal era tão unido que eles acabaram não se apegando muito a gente. Lógico que quando chego perto comendo uma banana perto deles tenho que distribuir mordidas, ou melhor, bicadas. Se estou comendo algo que eles gostam ai eles vem na minha mão, caso contrário nem ligam para os humanos. Só nos procuram quando anoitecesse para que a gente cubra a gaiola deles.

Mas, como já disse, eles vivem soltos e dou a liberdade deles fazerem o que quiserem, até de fugir.
Nesse sábado de calor insuportável a janela estava aberta, como já ficou tantas outras vezes. Quando olhei o casal de periquitos estava na janela. Não achei normal porque eles nunca tiveram curiosidade de expiar o mundo lá fora.

De repente os dois voaram, um voou para dentro e o outro para fora da janela do 9º andar. Ele ficou e ela se foi num vôo lindo que ainda tive tempo de ver. Não sei se ela assustou com algo ou se seu desejo era mesmo partir para o mundão. Sei que ela se foi e deixou seu marido triste.

O Quito está de cabeça baixa pela casa, procurando nos cantos e gritando pela sua Quita na janela, mas ela não volta. A Quitinha está tentando reanimá-lo, naturalmente resolveu ficar menos com a gente e mais com ele. Tentou até fazer um cafuné, mas ele não deixou. Está curtindo uma fossa danada.

As janelas estão abertas caso ele queira fugir também e ir em busca da sua amada, mas ele não foi.

É, o amor é um sentimento tão forte que vence o raciocínio. Ou seria a nossa capacidade de raciocinar algo tão bruto que é capaz de nos afastar do amor? Só sinto uma coisa: os animais, que são chamados de irracionais, são muito mais competentes na arte de amar do que nós, humanos pensantes. Logo, pense menos e ame mais!

6 comentários:

  1. Que coisa!
    Será que os passarinhos amam como a gente?
    Quero um periquito desses para mim, são lindos!

    ResponderExcluir
  2. Bem, podemos chegar a conclusão que os seres chamados "irracionais", amam mais que os "homens" seres racionais...ou seja amar é uma arte?! Nem todos tem este previlégio de saber amar...
    Adorei amiga!

    ResponderExcluir
  3. Nádia,

    que texto mais lindo! Fiquei encantada com a sua sensibilidade e percepção do comportamento desses seres lindos que você acolheu.
    Muito bom!

    Beijos pra vc e pro Danilo

    Danete :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Danete!
    Eles são lindos mesmo!
    Daqui uns dias eu vou contar o que aconteceu depois que a Quita fugiu.
    Um beijo grande para você.
    Nádia

    ResponderExcluir
  5. Que lindo este post.
    Na empresa que eu trabalho tem uma parede de vidro que reflete as nuvens e as árvores altas e sempre um passarinho bate no vidro e morre. Fico muito triste com isso. Hoje caiu um periquito verde. Ele se depateu por um tempo e como não morreu resolvi pega-lo. Dei água e coloquei em uma caixa para ele repousar e descansar. Agora ele está melhor, mas ainda não pode voar, com certeza está muito dolorido seu pequeno corpinho. Saiu sangue do bico e tava fazendo um barulho. Agora o barulho parou e quando vou pegar nele, ele faz barulho, o barulho natural dele, só que baixo. Acho que ele vai ficar bom e depois vou solta-lo. Espero que ele volte para o bando dele.

    ResponderExcluir
  6. Tadinho! O periquito está aonde? Na sua casa?
    Coloca água e alguma fruta raspada, maçã.
    Depois me diga se ele melhorou.

    ResponderExcluir

*--*