quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Conceito de Valor

Baseado numa conversa com minha querida amiga - e hoje leitora do Mais Sentido- Elen, a Danete!



                Todos aqueles que buscam o reto caminho encontram em algum momento a sábia orientação de “procurar dentro de si aquilo que quer encontrar fora”. Sem dúvida um conselho de valor, mas, como todos os conselhos e ensinamentos, deve ser contado, pesado e medido.

                A importância, o VALOR, de todos os elementos, materiais ou não, só podem ser definidos quando comparados entre si através de algum critério.

                Sendo assim, evite a solidão e coloque-se ao lado pelo menos dos mais próximos – família, amigos, colegas, sociedade.  Divida suas alegrias, e pese novamente suas tristezas.

     É certeza que seus problemas são importantes, isto não está em discussão!  Mas tenha a consciência de que os problemas de uma criança na segunda série do primário são tão importantes quanto as tuas metas na empresa. Saiba que mesmo aquelas pessoas “ricas” com uma vida perfeita também tem problemas, assim como aquele adulto ou criança no farol que troca a dignidade e orgulho por esmola, ou doces por dinheiro.

     O valor só se define em balanças. Os relacionamentos são as balanças da vida, e também as pontes que nos proporcionam crescimento por trocas. O amor é o que uni. A consciência é a nossa espada, que nos permite decidir o que será ou não excluído.

“Se todos na Terra reconhecerem a beleza como bela, desta forma já se pressupõe a feiúra.
Se todos na Terra reconhecerem o bem como o bem, desta forma já se pressupõe o mal.
Porque Ser e Não-Ser geram-se mutuamente...”

                                                                                               – Lao Tzu, Tao Te King

Um comentário:

  1. Caro amigo Danilo,

    Parabéns, mais uma vez, pela pertinência temática, em um momento em que a busca pelo autoconhecimento tem se demonstrado inevitável.
    O valor tem papel fundamental na maneira como conduzimos nossa vida e do que esperamos, de fato, dela. A obtenção de determinado resultado está ligada à atribuição dos valores envolvidos e, na descoberta do desequilíbrio entre o resultado pretendido e o valor atribuído, sempre é melhor revisar o valor.
    Isto porque diante de tantas peculiaridades de tantos seres, é concebível a ideia de atribuição de valor como decorrente da individuação.

    Beijos,

    Danete

    ResponderExcluir

*--*