sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Devaneio

Não sei mais quem eu sou
Parece mentira, loucura
Não vejo pra onde vou
Perdido, estrada escura

Parem de rir de julgar
Tirem o peso de mim
Eu sei, quero mudar
Irei decidir meu fim

Carrego a culpa
Uma armadura
Um fardo difícil
Sacrifício

Erguerei a espada
Enfrentarei a caçada
Não irei sofrer
No final irei vencer

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Einstein, Moisés e o Universo Feminino

Texto de Daniela Miranda


Outro dia me peguei pensando na vida.
Estava em um período de reflexão, que podemos chamar no universo feminino de “período de luto” – pós-término de relacionamento.
Percebi que tudo é relativo quando se trata de pessoas e sentimentos.
Ou seja: quando falamos de sentimentos no coletivo o tempo passa a ser relativo, quando trata-se apenas dos nossos sentimentos o tempo é absoluto.

Podemos desenhar assim: Ponha sua mão em um forno quente por um minuto, e ele parecerá uma hora. Saia com um cara interessante por uma hora, e ela parecerá um minuto. Isto é relatividade.

Viajando mais um pouquinho, Moisés já fazia sua referência a relatividade do tempo, Salmo 90(89), versículo 4. Parece ter algo em paralelo com o modo de pensar de Einstein, mesmo ele sendo judeu e por isso não lia a bíblia, mas como o livro dos Salmos é o mesmo no judaísmo e cristianismo, penso eu que ele até pode ter usado este versículo para sustentar a hipótese de que o tempo é relativo.

Se isto for realmente verdade teria grande significado, pois a história diz que Einstein, ainda adolescente, interessou-se pela natureza e propriedades da luz, começou a desenvolver os cálculos, e através deles deduziu que o tempo é relativo.

Pensando na ligação do versículo bíblico com a Teoria da Relatividade, precisamos lembrar que, para Newton (matemático e físico inglês), o tempo é absoluto, já para Einstein o tempo não é absoluto.
E para uma mulher em período pós fim de relacionamento, o tempo passa a ser relativo ou absoluto?

Então podemos dizer que dois relógios estáticos marcam a mesma hora, mas dois relógios em movimento muito acelerado podem marcar horas diferentes, ou seja dois corações apaixonados estão vivendo a mesma coisa, mas dois corações muitos apaixonados podem dar valores a coisas diferentes.
Isso quer dizer que o tempo varia segundo alguns fatores?
Por isto que os sentimentos entre homens e mulheres vivem de acordo com a teoria da relatividade?

Em outras palavras, o tempo é dependente de alguns fatores. E tais fatores causam ações e reações diferentes nos homens e nas mulheres.

– Os dizeres do versículo 4 são: “Mil anos diante de Vós são como o dia de ontem que se foi ou como uma vigília da noite.”

Levando em consideração que no tempo de Moisés o dia e a noite eram fenômenos distintos; não se sabia que um era a continuação do outro. Portanto, o dia era correspondente a doze horas (essa medição do tempo em horas passou a ser feita séculos depois). A noite, por sua vez, era dividida em três partes iguais – cada uma delas correspondia a uma vigília, ou seja, quatro horas. Portanto, o versículo pode ser lido assim:

“Mil anos diante de Vós são como 12 horas ou como 4 horas.”

Embora a citação do versículo faça referência a Deus, e Deus é um espírito, podemos denominar de atemporal. A referência aos tempos “mil anos”, “doze horas” e “quatro horas” devem ter outro significado. Provavelmente neste caso o tempo é relativo.

Primeiro a religião, depois a ciência.
Eis a questão; pois "Ciência sem religião é lama, religião sem ciência é cegueira”. Pois muitos acreditam que os Salmos são reveladores de verdades. Partindo desta premissa, os cálculos finais sugerem que o tempo é relativo.

Se pesarmos desta forma, podemos entender porque as mulheres gostariam que o mundo parasse quando estivessem com o coração partido (tempo absoluto), mas infelizmente o mundo não para (tempo relativo).

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sentindo os pensamentos



Do que se faz pensamentos, do que são feitos sentimentos?


Ando sempre pensando... penso muito, tanto andando quanto parado. Pois uns dizem que "Se penso, logo existo", mas isso não quer dizer que se paro de pensar deixarei de existir. A existência não é feita apenas de pensamentos, mas também de sentimentos, esses dois elementos que estão sempre juntos, unidos e misturados, mas que existem de formas separadas, individuais e independetes.


Conseguiu captar?


São como nós! Porque são parte de nós! Conseguimos viver sozinhos e independentes, não precisamos nos prender à algo para podermos continuar existindo, assim como um pensamento... O pensamento flui, surgi sem ser chamado, quando menos se espera, você está o ouvindo, refletindo sobre o que ele quer. Ou você pode chamá-lo, atribuir um assunto específico, e logo fazê-lo tão complexo quanto gostaria que fosse. O sentimento também é assim, você pode apenas sentí-lo quando vem, ou pode criá-lo se quiser. E como esses dois se misturam? Fácil, pense em perder alguém, você sentirá dor, tristeza. O sentimento age junto com o pensamento que por consequência se torna algo físico. Você não consegue ver ou pegar um sentimento, nem mesmo um pensamento. Mas você sente os dois na pele, dentro de você. Pensamentos geram sentimentos... e sentimentos geram pensamentos.


Eu não paro de pensar, em tudo, na vida, no amor, no trabalho, no futuro, no passado, no presente, no que eu quero, no que eu tenho. Mas às vezes me concentro pra não pensar em nada, porque pensar nem sempre é bom, você perde o controle. A mente é seu território, não deixem que a invadam sem autorização. Nem deixe que ela comande. Faça coisas que te distraia dos pensamentos, coisas que goste, que estimule sua mente a parar de pensar. Você estará criando SENTIMENTOS, sem pensar. Ocupe sua mente!


Sentir-se bem e feliz é bem melhor do que aquele sentimento de ansiedade, que aperta o peito, ou aquela tristeza que dói. Controle os sentimentos, dê aquela segurada para não se empolgar com excessos de euforia ou crises de depressão sem sentido nem motivo. A maioria dos sentimentos que não queremos, que não gostamos, surgiram por causa dos PENSAMENTOS. Então use-os para contornar isso. Pense em coisas boas, que te façam sentir felicidade. Se você está ocupando a mente com coisas que gosta, logo estará se sentindo bem! Os sentimentos atingem diretamente o corpo e o coração. Lembre-se que nem tudo é o fim do mundo, esqueça os pequenos problemas, as futilidades, você é independente! Preocupe-se com problemas de verdade, coisas sérias e com valores, que possam afetar seu mundo. Ai sim permita-se sentir dor, sofra, mas sofra pensando que você vai superar, pense sempre positivo! Pessimismo não traz nada de bom, atrai mais pensamentos e sentimentos ruins que interferem no corpo, e atrai infortúnios.


PENSE NISSO, mas pense positivo hein!

domingo, 8 de agosto de 2010

Meu pai é um mestre


Meu pai é um mestre das Letras e da Literatura e o maior exemplo de PESSOA que eu conheço.

Ele nunca nos disse "não faça isso".
Ele ensinou a ser gente dando o próprio exemplo.

Ele nunca disse “estude”, porque eu achava lindo vê-lo sempre com um livro na mão e por isso eu lia também.
Eu era pequena, nem sabia ler, mas ele me deixava escolher o livro que quisesse na livraria e se divertia com as histórias que eu inventava somente de ver as figuras.
Em um certo dia dos pais, dei de presente para ele meu caderno de redações da escola e até hoje ele sabe todas as histórias que um dia eu escrevi.
Ele nunca precisou me motivar dizendo “faça!”, ao comentar as minhas histórias com emoção eu sabia que ele era meu fã e isso me motivava a fazer cada vez mais e melhor.

Ele nunca disse “seja uma boa pessoa”, porque sempre que eu e meu irmão brigávamos ele chegava para conversar e abraçar a gente, ai tudo se resolvia.

Ele nunca precisou dizer “seja feliz” porque quando minha mãe saia de casa a gente fazia guerra de pipoca e dava muita risada. Ai, quando minha mãe chegava e via a bagunça, ele assumia a responsabilidade e a gente limpava tudo, juntos e felizes!

Ele nunca precisou dizer do que eu devia gostar. Ele me deu seu vinil do Led Zeppelin quando eu me tornei adolescente e a gente escutava Raul Seixas e Chico Buarque juntos. E, apesar de nem conhecer, ele completou meu dinheiro para ir no show do Slayer.

Ele nunca precisou dizer “me respeite” porque ele sempre me respeitou. Apesar de ser São Paulino, já cansou de torcer pelo Corinthians só por minha causa. E mesmo sendo um socialista, já levou a mim e ao meu irmão no Mc Donalds em pleno ato revolucionário. E foi ele também quem deu meu primeiro Nike. Isso é respeito.

Ele nem precisava dizer “filha, eu te amo”, embora já tenha dito várias vezes, porque eu sempre tive a certeza disso.
Quando fiquei “Mocinha” minha mãe contou a ele. Meu pai chegou em casa com um buquê de rosas e me levou para jantar, somente nós dois, para comemorar o fato de eu ter me tornado uma Mulher. E aquele dia eu me senti a pessoa mais amada do mundo!

Agradeço por ele ser o que é e assim me motivar a ser melhor a cada dia.
Agradeço por ele estar sempre ao meu lado, mesmo quando estamos longe um do outro, pois sei que sempre que eu precisar ele vai vir ao meu encontro.

Meu pai é um mestre, principalmente na arte de ser pai.