sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pouco de viagem

“O sonho dos caretas é a realidade dos malucos...”
- Pichação da Vila Palmares, desde os anos 80!


               As melhores viagens se passam na alma – Nunca um outono foi tão triste... nunca um abraço foi tão longo... sempre me lembrarei daquela noite...  e tantos outros “nunca” e “sempre” que pairam em nossas vidas por entre os anos que se passam...

                Você sabe realmente viajar?

                Viagens não são fotos, são fatos, são momentos que se valorizam pela atenção que dedicamos, algo semelhante a um ritual do chá ou um jogo de xadrez. Existe um “Tao da Viagem”, e ele pode ser escrito por todos aqueles que, de alguma maneira, souberam deixar em casa todos os afazeres, no escritório todas as responsabilidades, e para o futuro todas as preocupações.

Para os que viajam sozinhos, descansem acordados e não dormindo! Aproveite o dia! Carpem Diem! Nasça junto com o dia e tome café com pessoas desconhecidas, coma o que elas comem e esteja com elas. Observe atentamente a velocidade em que aquele mundo vive e repare nas diferenças, nos interesses, nas ocupações.  Converse com todos, ouça mais e fale menos.

Aos casais, saibam que não existe melhor forma de conhecer as pessoas do que viajando com elas. O ideal é experimentar os vários tipos de viagem, a dois, a três, três do lado dele, três do lado dela, etc etc... Isto porque todos nós agimos de formas diferentes quando estamos próximos ou não de amigos nossos, amigos de nosso parceiro(a), família...
            Mas, estando a dois, saibam dividir a atenção, pois vocês estarão juntos em outras ocasiões, mas não é sempre que estarão na Índia, na Itália, no Rio Grande do Sul... Então tratem de aproveitar a ocasião!

Aos amigos, ou grupos de desconhecidos... Entendam que no coletivo todos somos atores e plateia, e temos o hábito natural de nos “policiar” para “agradar” os demais. Sabendo disso, novamente a regra é procurar separar as coisas e não perder a viagem por conta dos demais.

E, no fim das contas, uma hora dessas experimente viver cada dia como uma viagem, mesmo que não saia de casa! Imagine que acordou um dia neste seu corpo e que ainda está se adaptando. Tente se lembrar se realmente gosta de pão integral, e se o seu iogurte favorito é mesmo o de morango. Ao sair de casa, questione-se se realmente está indo para o lugar certo e, mesmo tendo certeza, vá por um caminho diferente. Quando seu chefe lhe chamar a atenção, finja que não é você ali, mas que te dará o recado assim que se encontrar!

Quando for dormir, não leve nada para a cama. Nada mesmo. Sem livros, sem música, sem TV, sem lembranças. Desta forma seus sonhos não serão meras repetições do dia. Ao acordar permaneça na cama até se lembrar do que sonhou e, caso não se lembre, durma novamente!
Um observação que pode soar estranha: "Descanse antes de dormir" !! Mas é sério... se você levar seus problemas para a cama vai ruminá-lo pelo resto da noite... isto fica bem claro quando passamos a noite trabalhando...

Se sua sanidade começar a ser questionada, saiba que está no caminho certo!
                

domingo, 16 de maio de 2010

A Fórmula do Amor


Seriam os cientistas capazes de descobrir a Fórmula do Amor?

Numa semana em que o Dunga anunciou a polêmica lista dos jogadores que vão à Copa do Mundo, o assunto da semana foi sobre a capa da revista Super Interessante que fala sobre a Lógica do Amor.

As pessoas ficaram incomodadas que o Ronaldinho Gaúcho não foi escalado para a seleção brasileira, mas um assunto que incomoda muito mais é tentar entender as relações amorosas. O site da revista prova isto: no fórum da Super Interessante foram 118 comentários para a Convocação Copa 2010 e 133 comentários para o Amor.

A matéria da revista é polêmica, mas baseada em dados científicos. Os mesmos homens que descobriram a cura de doenças e fazem experimentos de sucesso com células tronco relatam o que descobriram sobre o amor. Moral eles tem.

A Fórmula Ideal

Os estudos dizem que um relacionamento tem muito mais chances de dar certo se as mulheres forem pelo menos 5 anos mais novas do que os homens e elas também devem ser 27% mais inteligente que eles. Como se isso já não bastasse, a recomendação é para que o homem seja mais feio que a mulher.

Bem, notícia nada favorável à mulherada. Temos um número muito maior de mulheres do que de homens no mundo, além disso parte dos homens é homossexual. Então temos que nos contentar com um cara velho, burro, feio e pobre se quisermos ter um parceiro?!

Quanto mais experiência melhor

A ciência mostra que as chances de encontrar o parceiro ideal estão em torno da 38ª relação. Ao ultrapassar essa marca, temos 57% mais chances de ser feliz. Então, se você ainda não chegou nesse número, faça a fila andar!

A Verdade Sobre Beleza e Dinheiro

A ciência comprova: homens dão mais valor à beleza estética do que à beleza interior e mulheres gostam mesmo é de dinheiro. Com palavras bonitas, é isso que os estudiosos quiseram dizer. Portanto os homens devem correr atrás de bens e as mulheres devem correr para a academia.

As mulheres não dão tanto valor para a beleza, elas olham para outras qualidades como companheirismo e segurança. Elas preferem bonitões para ter um caso e homens mais delicados para casar. Se o cara não nasceu bonito, melhor esquecer o lance de pegar todas e casar logo.

Cheiro

O cheiro é o mecanismo que o organismo criou para identificar o parceiro ideal, com quem possamos gerar descendentes mais fortes. Será que passar perfume ajuda ou atrapalha?

Hormônios

Acho que os segredos do universo estão nos hormônios. TPM, doenças, desejos... qualquer erro de cálculo na equação hormonal é problema na certa.

Os estudos dizem que o amor nada mais é do que hormônios em atividade a partir de 3 mecanismos cerebrais: Luxuria, Paixão/Romance e Ligação.
Luxuria = testosterona.
Paixão/Romance = dopamina.
Ligação = ocitocina (mulher) e vasopressina (homem).
A parte que dá medo: esses sistemas são independentes, ou seja, a mulher pode amar o marido, se apaixonar pelo vizinho e sentir atração pelo bonitão do seriado.

O Amor Só Dura 7 Anos

Quando você decifra todos os códigos e encontra o parceiro ideal começa a viver uma feliz vida a dois.

Ai vem a rotina.
Ótimo período para construir uma sólida relação de amizade, acumular bens e viver mais, porém a testosterona cai os casais perdem a vontade de sexo. Sem sexo não há encantamento e vamos descobrindo os defeitos que o parceiro tem.

Ai vem o fim.
Todo relacionamento dura 7 anos, herança dos nossos ancestrais. Após esse tempo de relacionamento nossos níveis de testosterona aumentam novamente, mas já não nos motivamos mais com o parceiro atual e a vontade de encontrar outro amor passa a crescer.

Ai começa tudo de novo.
O casal se separa, mas as pessoas não deixam de se gostar ao mesmo tempo. Os hormônios nos fazem sofrer, ficamos malucos, tristes e depois superamos. A mente tende a voltar ao estado inicial, antes da dor e da paixão. E é fato, como um ciclo, sempre nos apaixonamos novamente.

Amor é Matemática

Seria o amor uma elaborada equação matemática, onde precisamos encontrar o ‘X’ para ser feliz? Seria o Amor muito mais químico do que espiritual? E se for, será que isso torna as coisas mais fáceis ou mais difíceis?